PRÓTESE SOBRE IMPLANTES
Prótese sobre implante unitária
Os dentes que são confeccionados posteriormentes a instalação cirúrgica dos implantes (parafusos de titânio ) são chamados de próteses sobre implantes. Existem algumas variações dos tipos de próteses que podem ser planejadas para cada paciente de acordo com sua condição bucal e financeira.
A prótese sobre implante unitária é aquela onde é reposto um único dente perdido ou quando o paciente repõe mais de um dente no local e opta por fazer um implante para cada dente. Desta forma mesmo que existam dois ou mais implantes são consideradas próteses sobre implantes unitárias.
Os dentes das próteses sobre implantes unitárias são confeccionados sempre em porcelana e são feitos separados um do outro possibilitando passar o fio dental tranquilamente como em um dente natural.
Prótese sobre implante múltipla
Quando o paciente tem perdas dentárias de dois ou mais dentes e por motivos biológicos como ausência de estrutura óssea, ou financeiros visando economizar na quantidade de implantes (parafusos) instalados , a prótese sobre implante múltipla é a opção.
Está técnica consiste, por exemplo, na instalação de 2 implantes que servirão de apoio para a confecção de uma prótese fixa de até 4 dentes. É como se fosse a antiga e conhecida “ponte-fixa” feita em dentes naturais , mas agora sobre implantes com a vantagem de não ter desgaste em dentes naturais.
Overdenture
Desenvolvida para os pacientes desdentados totais (sem dentes) e que sofrem com o uso da Dentadura principalmente com relação a sua retenção.
Nessa técnica é instalados de 2 a 4 implantes em posições estratégicas nos maxilares e confeccionada uma Prótese Total Removível (dentadura) que se encaixa nesses implantes melhorando sua retenção e estabilidade.
Este encaixe é feito através do sistema O’ring ou “Barra-clip” e normalmente é uma opção muito bem aceita pelos pacientes para melhorar o conforto no uso das dentaduras.
Vale lembrar que nesta técnica as dentaduras ainda continuam removíveis .
Prótese Protocolo
A conhecida “DENTADURA FIXA” ou “IMPLANTES DA BOCA TODA” é a solução definitiva para os pacientes que querem ficar livre das Dentaduras.
Normalmente é instalados 4 ou 5 implantes na mandíbula (inferior) e 4 a 8 implantes na maxila (superior) que serão os pilares (bases) para a confecção de uma PRÓTESE TOTAL FIXA.
Uma grande vantagem dessa técnica é que na maioria das vezes pode ser feita a carga imediata e os pacientes ficam livres da dentadura em poucos dias.
A prótese protocolo pode ser feita com dentes de acrílico ou com dentes de porcelana , ambas conseguem devolver segurança, função e estética para os pacientes !