PRÓTESES FIXAS E REMOVÍVEIS
Prótese fixa unitária
É a mais comum e conhecida prótese odontológica , popularmente chamada de “peça”. Esta prótese é confeccionada sobre o dente natural, podendo este já ter o canal tratado ou não, devolvendo a estética, forma e função. Existem vários tipos de material que o dente artificial pode ser feitos que vão desde o tradicional metal, passando pelas resinas , até as cerâmicas de última geração (porcelanas)!

Prótese fixa parcial
A prótese fica parcial é popularmente conhecida como “PONTE FIXA”. Este tipo de prótese é confeccionada em pacientes que já perderam 1 ou mais dentes na boca. A Ponte fixa pode repor a falha de até 5 dentes, desde de que haja ainda na boca do paciente dentes naturais saudáveis e em posições biomecanicamente estratégicas. Os dentes naturais são preparados e servirão de apoio para a confecção prótese. Está é uma boa alternativa para os pacientes que não querem ou não se adaptaram ao uso da prótese removível. Porém hoje com a existência dos Implantes Osseointegráveis este tipo de prótese está cada vez menos sendo usada, pois os dentes naturais não precisam ser “desgastados” quando se faz os implantes.

Prótese Removível Parcial (PPR)
Usualmente chamada de “Roach” a PPR é uma prótese amplamente utilizada nos consultórios brasileiros, como as próteses sobre implantes tem um custo mais elevado, e a realidade de muitos brasileiros ainda se enquadra no uso das próteses removíveis.
Mas este quadro está mudando, porque os tratamentos com implantes estão cada vez mais se popularizando.
A PPR apresenta uma estrutura metálica com presença de grampos nos dentes remanescentes responsáveis pela retenção da prótese.


Prótese Total Removível (DENTADURA)
Sem dúvida é a prótese mais antiga e conhecida da humanidade. Acredita-se que mais de 15 milhões de brasileiros usam Dentadura !
As Dentaduras são feitas sob medida a partir de moldes tirados da boca do paciente , uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço para acomodar a língua.
Ela é colocada na boca depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizaram. A cicatrização pode demorar vários meses, nestes casos pode ser confeccionada a prótese total imediata (Dentadura Imediata) que é instalada imediatamente após a extração dos dentes remanescentes. Embora as próteses imediatas ofereçam a vantagem de o paciente não ficar sem os seus dentes, elas são de caráter provisório e precisam ser trocadas nos meses subseqüentes à sua instalação. A razão para isto é que os ossos nos quais os dentes estavam inseridos sofre uma mudança rápida nos primeiros meses após as extrações fazendo com que a prótese fique sem estabilidade.
Embora leve algum tempo para as pessoas se adaptarem ao seu uso, elas oferecem conforto e uma aparência muito natural.

