CIRURGIAS
Extração
A extração dentária é um procedimento cada vez menos necessário é frequente. Isso porque a tecnologia nos tratamentos e a prevenção na odontologia estão em constante evolução. E, mesmo quando a remoção do dente é recomendada, o desconforto hoje em dia é praticamente inexistente devido ao uso de potentes anestésicos e técnicas cirúrgicas avançadas.
Extração de Siso (3ºmolares)
Os 3º molares são os últimos dentes a erupcionarem na boca. Normalmente aparecem entre os 14 anos e 21 anos de idade. Há casos que eles não nascem ou saem parcialmente na boca, o qual chamamos de siso incluso e semi-incluso, respectivamente. Hoje a maioria dos pacientes necessitam extraí-los, devido a falta de espaço na boca para alojá-lo,e/ou por indicação de Tratamento Ortodôntico.extr
Enxerto Ósseo
Os enxertos ósseos são técnicas cirúrgicas reconstrutivas, ou seja, repõe a estrutura óssea perdida nas regiões adjacentes aos dentes ou em áreas sem dentes para melhorar a ancoragem de implantes tanto para fixação de próteses ou para melhoria estética. Normalmente é mais utilizado o enxerto ósseo autógeno (enxerto do próprio paciente), existe ainda os ossos de Banco de Ossos (cadáveres frescos) , os enxertos Liofilizados (bovino) e os enxertos sintéticos que são feitos em laboratório. Cada um possui sua indicação específica que o cirurgião-dentista optará visando o sucesso do tratamento e o bem estar do paciente.
Biópsia
A biópsia consiste na remoção, cirúrgica ou não, de parte de uma lesão (incisional) ou da remoção total (excisional). A amostra é enviada para laboratórios específicos de análise anatomico-patológica para chegar ao diagnóstico e traçar a conduta clínica correta. As lesões podem aparecer em qualquer idade e sexo, e não necessariamente são relacionadas à problemas dentários, as vezes elas aparecem nos lábios, bochechas , língua e orofaringe (garganta).